DEUS ESTÁ CONNOSCO
O Natal está tão desfigurado que parece quase impossível hoje ajudar alguém a compreender o mistério que encerra. Talvez haja um caminho, mas tem que o percorrer cada um. Não consiste em compreender grandes explicações teológicas, mas em viver uma experiência interior humilde ante Deus.
As grandes experiências da vida são um presente, mas, normalmente, só são vividas por aqueles que estão dispostos a recebê-las. Para viver a experiência do Filho de Deus feito homem, temos de nos preparar por dentro. O evangelista Mateus vem dizer-nos que Jesus, o menino que nasce em Belém, é o único a quem podemos verdadeiramente chamar «Emmanuel», que significa «Deus connosco». Mas o que significa isto? Como podes tu «saber» que Deus está contigo?
Tem a coragem de ficar sozinho. Procura um lugar tranquilo e sossegado. Escuta-te a ti próprio. Aproxima-te silenciosamente do mais íntimo do teu ser. É fácil que experimentes uma sensação tremenda: que só estás na vida; quão longe estão todas essas pessoas que te rodeiam e a que te sentes unido pelo amor. Amam-te muito, mas estão fora de ti.
Continua em silêncio. Talvez sintas uma estranha impressão: tu vives porque estás enraizado numa imensa e desconhecida realidade. De onde chega a vida? O que há no fundo do teu ser? Se és capaz de «aguentar» o silêncio um pouco mais, provavelmente começarás a sentir temor e, ao mesmo tempo, paz. Estás perante o mistério final do teu ser. Os crentes chamam-lhe Deus.
Abandona-te a esse mistério com confiança. Deus parece-te imenso e distante. Mas, se te abres a ele, sentir-lo-ás perto. Deus está em ti a sustendendo a tua fragilidade e fazendo-te viver. Não é como as pessoas que te amam de fora. Deus está no teu próprio ser.
Segundo Karl Rahner, «esta experiência do coração é a única com que se pode compreender a mensagem de fé do Natal: Deus tornou-se homem». Nunca mais estarás só. Ninguém está só. Deus está connosco. Agora sabe «algo» sobre o Natal. Pode celebrar, desfrutar e felicitar Podes desfrutar com os teus e ser mais generoso com aqueles que sofrem e vivem tristes. Deus está contigo.
José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez